Sintomas:
O Sangramento nas fezes ocorre com muita frequência. Dores abdominais, anemia, fraqueza e apatia também pode ser observado nesses doentes.
Fatores de risco:
Fatores ambientais como dieta rica em alimentos ultraprocessados, uso frequente de antibióticos, fatores genéticos e problemas imunológicos podem ser fatores de risco associados ao surgimento da doença.
Acometimento:
O acometimento da doença é mais frequente no colón e no reto (intestino grosso) e pode haver apresentações iniciais de gravidade e intensidade diferentes.
Normalmente o acometimento da doença é contínuo e a gravidade depende também do diagnóstico precoce e da velocidade na qual instauramos o tratamento adequado.
Complicações:
Estenoses (estreitamentos), ulceras profundas, perfuração, sangramento volumoso e megacolon tóxico são complicações possíveis da doença.
Tratamento:
Pode abranger desde o uso de aminosalicilatos até o uso de imunossupressores, imunobiológicos e associação entre eles, dependendo de uma série de fatores como gravidade da doença, complicações e tempo de doença ao diagnóstico.